Muitas vezes, quando alguma coisa começa a mudar em nossas vidas, quando ficamos obcecados com algum problema ou situação difícil que estamos enfrentando, é comum não conseguirmos sair dela.
Pense em um prisma. Quantos lados ele tem? Você já reparou que conforme o ângulo que a luz do sol bate, ele reflete uma cor diferente?
Os problemas que enfrentamos são como um prisma. Quando a luz de nossa consciência, nossa luz solar reflete por outro ângulo do problema que enfrentamos, podemos, com alguma sorte, mudar nossa perspectiva e olhar o problema de uma forma diferente.
Quando conseguimos olhar com outros olhos para nossas dificuldades cotidianas, na maioria das vezes conseguimos resolvê-los. Mesmo que muitos de nós não consigam lidar com a vida dessa forma, todos nós podemos desenvolver essa qualidade. Quando olhamos para a vida como algo absoluto, fechamos todas as possibilidades de solução, qualquer que seja o problema. Fechamos as possibilidades até de nosso próprio desenvolvimento, nos tornamos inflexíveis e fechados.
Se, ao contrário, passamos a desenvolver a capacidade de relativização, ou seja, se aprendermos a enxergar a vida como algo onde tudo é relativo, conseguiremos desenvolver um equilíbrio mental que possivelmente nunca experimentamos.
Quando somos acometidos e surpreendidos por problemas e dificuldades, e quanto maiores eles são, temos a tendência de nos cegar, estreitar nossa visão diante deles.
Ficamos tão preocupados, tão loucamente obcecados, que não enxergamos mais nada além dos próprios problemas. Nos sentimos os maiores sofredores do planeta, centrados em nossos próprios umbigos.
Sempre que agimos dessa forma, tendemos a aumentar o tamanho de nossos problemas e de nossa dor. Se pararmos para pensar que várias pessoas já passaram pela mesma experiência e assim começarmos um trabalho consciente de mudança de perspectiva, poderemos obter maior clareza da situação e até solucionar grande parte dos problemas.
O primeiro passo que podemos dar para que essa mudança de perspectiva aconteça, é tentar colocar o problema em um contexto mais amplo.
O segundo passo é tentar olhar para ele como um espectador. Imagine que tudo isso está acontecendo com sua melhor amiga. Que conselho daria a ela?
Toda mudança de atitude requer esforço de nossa parte, e muitas vezes até um certo grau de sofrimento. Existem muitas ocasiões que pedimos a Deus a possibilidade de ficarmos congelados até que o problema por si só se solucione, mas, infelizmente, quando os problemas se instalam em nossas vidas, e muitas vezes eles são maiores do que nós, precisamos enfrentá-los.
Em algumas situações precisamos aguçar nossos sentidos, usar nosso lado instintivo, não no sentido da agressividade, mas do puro instinto que ainda reside dentro de nós, para sentirmos o cheiro que o vento traz indicando a direção certa a seguir.
Depois de acionados os nossos instintos, podemos voltar à racionalidade e examinar a situação de uma forma mais objetiva e palpável.
Se analisarmos algum problema que enfrentamos no passado e que hoje já está solucionado, poderemos perceber que, mesmo enfrentando e passando por muito sofrimento, conseguimos sobreviver a ele e, além disso, crescer.
Ou seja, acrescentarmos qualidades em nossas vidas e em nossas formas de agir e reagir e até mesmo de pensar que, se não tivéssemos passado por aquela situação limite, não conseguiríamos atingir esse patamar de crescimento.
Quando nos encontramos no olho do furacão, quando estamos em meio à confusão que as dificuldades trazem às nossas vidas, ficamos cegos à sua significação e mais ainda à sua solução. Porém, como sempre digo: TUDO PASSA!
A partir dessa certeza, poderemos enfrentar as dificuldades com maior parcimônia, mais calma e sensatez, maior racionalidade, mais fé e tranqüilidade, apesar de toda dor que elas podem nos ocasionar.
Aprender a enxergar os problemas por outro ângulo, mudando de perspectiva, pode ser o início da construção de um novo caminho e uma nova forma de ver e viver a própria vida.

Nem sempre ganhamos nem sempre perdemos, mas uma coisa sempre acontece acrescentamos alguma experiência a nossa vida!Quando tudo parece estar perdido alguma maneira de virar o jogo sempre existirá, e por mais errado que voce tenha sido, por mais arrependimento que se tenha nada vai poder ser refeito voce tem que continuar com o peso daquilo que criou!
Esse é o preço de arriscar, de tentar ser feliz!
Se não deu certo, paciência. Temos a cada dia uma nova chance de recomeçar!E tentar, e tentar ate que a ultima gota de vida escape.