Em entrevista dada pelo médico Drauzio Varella, disse ele que a gente tem
um nível de exigência absurdo em relação à vida, que queremos que
absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos mínimos,
somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada.

E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia na vida da gente...

É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na garagem (ou
pode ser na vaga do estacionamento do shopping). Em vez de simplesmente
entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua vida, você bufa,
pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.

Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a abertura da
porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de algumas
pessoas melhor, e de outras, pior.

Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos, mas não
entende por que eles parecem ser tão mais felizes.

Será que nada dá errado pra eles? Dá aos montes. Só que, para eles, entrar
pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor diferença.

O que não falta neste mundo é gente que se acha o último biscoito do
pacote. Que "audácia" contrariá-los! São aqueles que nunca ouviram falarem
saídas de emergência: fincam o pé, compram briga e não deixam barato.

Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente. O mundo versus
eles.

Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também. É
incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema
solúvel. E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser resolvidos
assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido de desculpas,
um deixar barato.

Eu ando deixando de graça... Pra ser sincero vinte e quatro horas têm sido
pouco pra tudo o que eu tenho que fazer, então não vou perder ainda mais
tempo ficando mal-humorado.

Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e gente idem;
pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso a "porta do lado" e
vou tratar do que é importante de fato.

Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do bom humor, a
razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros dá errado."

Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não estrague o seu
dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia. Lembre- se, o humor é
contagiante - para o bem e para o mal - portanto, sorria, e contagie todos
ao seu redor com a sua alegria. A "Porta do lado" pode ser uma boa entrada
ou uma boa saída... Experimente!