Um aprendiz procurou o seu Mestre dizendo: Mestre, tenho em minhas mãos , duas caixas que Deus me deu para guardar, o que fazer com elas?
O Mestre disse : "Coloque todas as suas tristezas na caixa preta, e todas as suas alegrias na caixa dourada."
O aprendiz responde: Entendi suas palavras, e nas duas caixas, tanto minhas alegrias quanto minhas tristezas guardarei.
O tempo foi passando... Mas , embora a dourada ficasse cada dia mais pesada, a preta era tão leve quanto antes.
Curioso , o aprendiz abriu a caixa preta: Queria descobrir o porque e vi, na base da caixa, um buraco pelo qual minhas tristezas saiam.
Mostrei o buraco ao Mestre, e pensei alto: - "Gostaria de saber onde minhas tristezas podem estar? "
O Mestre me sorriu gentilmente, respondendo: - " Meu filho , as tristeza são retiradas por Deus da sua vida à medida que os acontecimentos seguem seu rumo"
O Aprendiz então pergunta em voz alta - " Deus, por que dai-me a caixa preta com o buraco? "
O aprendiz então escuta uma voz que diz: " Meu filho a dourada é para você guardar e carregar contigo suas bênçãos, o conteúdo da caixa preta é para você deixar ir embora."
Para isso temos dentro de nós o perdão, que serve como a caixa preta, que purifica as tristezas e faz elas irem embora...
Perdoe tudo que te entristece e deixe a tristeza ir embora da sua vida!

(autor desconhecido)