Todo começo de relacionamento é muito gostoso. Você sente um frio na barriga, uma vontade enorme de estar sempre com a pessoa amada, acha engraçadinho todos os defeitinhos do seu par. Porém, o tempo passa e o frio na barriga não existe mais, você já não quer ficar tanto tempo grudado com o outro, os defeitos antes engraçados agora são realmente algo que lhe deixa fulo(a) da vida. Tudo vira uma imensa rotina e parece que após um tempo de relacionamento, os dois já sabem tudo um do outro.


Porém, antes que alguém fale: “O que mata é a rotina mesmo!”, saiba que a rotina tem seu lado bom: ela dá segurança, estabilidade e cria um laço de cumplicidade entre o casal.

Mas claro que mesmo a rotina tendo esse lado bom, precisamos fazer uma manutenção de vez em quando em nossos relacionamentos. Assim, estaremos felizes e voltaremos a sentir aquele friozinho na barriga sempre.

- Busque meios para que a excitação de estarem juntos não desapareça: uma viagem de final de semana juntos, um jantar no meio da semana sem motivo especial, uma escapada na hora do expediente para conhecer aquele motel novo. Crie novidades sempre que possível;

- Mude a rotina de vez em quando, como por exemplo, se vocês sempre fazem sexo deitado na cama, façam sentados no sofá. Se vão sempre na mesma balada, que tal conhecer novos bares? Mudem as pequenas coisas, sempre que for agradavel para os 2;

- Construa uma relação saúdavel: se algo que seu parceiro(a) faz lhe incomoda, seja gentil e converse sobre a possibilidade de ocorrer uma mudança, sempre procurando entender a singularidade um do outro;

- Saiba que onde existe amor, existe pequenas discussões, e as vezes até um barraco de proporções maiores. O fato de vocês se amarem, não significa que são iguais e concordam em tudo. O importante é não arrumar briga por qualquer motivo, as brigas são necessárias para ocorrer um amadurecimento do casal, poré, brigar por qualquer coisa, irá apenas desgatar a relação.

- Tenha seu próprio espaço: não é porque são um casal que devem fazer tudo sempre junto. Tenha seu horário de jogar o futebol com os amigos, tenha sua hora de ir na manicure fofocar com as amigas. Não abandone o que gosta e que lhe da prazer, saiba conversar e ajustar suas necessidades individuais com a vida à dois.

(Baseado no texto da Revista Nova de Fevereiro de 2006)

Anime